terça-feira, 29 de abril de 2014

GLAUBER ROCHA: Inscrições abertas




APRESENTAÇÃO

O ano de 2014 marca o cinquentenário de um dos mais importantes filmes da cinematografia brasileira. Deus e o Diabo na Terra do Sol, lançado às portas do golpe militar no Brasil, alçou Glauber Rocha como um dos principais cineastas dos anos 60, conjugando em seu cinema as principais questões que fizeram daquela década um caldeirão de experimentação política e estética.


Talvez o filme com maior representatividade do movimento Cinema Novo, Deus e o Diabo na Terra do Sol marcou de forma radical a criação daquilo que Glauber chamava de uma estética (ou Eztetyka) do Terceiro Mundo. Articulando conceitos dos "novos cinemas" que surgiram à época, como o Neorrealismo italiano ou a Nouvelle Vague francesa, Glauber apresenta em Deus e o Diabo não apenas uma estética que expressa a condição do subdesenvolvimento mas também propõe um pensamento cinematográfico para a criação de um país.

Partindo daquilo que o cineasta compreendia como as mazelas do Terceiro Mundo - a fome, a violência, o subdesenvolvimento político e social - Glauber realiza uma inversão e retira justamente dessas mazelas um potencial para a invenção e, em última análise, uma revolução estético-política transformadora.



O curso Glauber Rocha: Deus e o Diabo do Cinema Brasileiro , ministrado pelo jornalista e pesquisador André Araújo, pretende analisar de que forma o cinema de Glauber Rocha se constitui como um dos mais originais e potentes pensamentos sobre o Brasil elaborados no século XX. O cinema de Glauber e o seu projeto de Brasil ainda permanecem instigantes, e um olhar mais detido sobre seu pensamento na contemporaneidade torna-se cada vez mais necessário. O que foi feito do legado de Glauber Rocha?




OBJETIVOS

O curso Glauber Rocha: Deus e o Diabo do Cinema Brasileiro tem o objetivo de apresentar os fundamentos do pensamento cinematográfico de Glauber, posicionando-o dentro de um contexto de ebulição cultural brasileira, além de compreender de que forma sua estética, expressa de forma mais central no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, contribui para a construção de um projeto audiovisual genuinamente brasileiro.

Não é necessário nenhum pré-requisito para participar desta atividade.
O curso é aberto ao público em geral interessado no tema.




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Apresentar os fundamentos do pensamento cinematográfico de Glauber Rocha.
- Posicionar sua obra dentro do contexto da produção cultural brasileira dos anos 60, mais especificamente do Cinema Novo.
- Panorama da cinematografia de Glauber Rocha, com destaque aos procedimentos estéticos empregados pelo autor em cada filme.
- Discussão dos manifestos e textos teóricos escritos pelo autor que delineiam seu projeto estético político para a invenção de um povo brasileiro a partir da potência de seu subdesenvolvimento: a fome, o sonho e a violência.
- Apresentação detalhada do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, com discussão tanto de seus conceitos estéticos como de sua recepção e importância como acontecimento do cinema brasileiro no panorama mundial.




MINISTRANTE: ANDRÉ ARAÚJO

Jornalista, pesquisador e autor de artigos sobre Glauber Rocha, publicados em revistas científicas. Sua pesquisa sobre o cineasta recebeu prêmio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Ciências Sociais. Mestrando de Comunicação pela UFRGS.




Curso
GLAUBER ROCHA: DEUS E O DIABO DO CINEMA BRASILEIRO
de André Araújo


* Datas: 26 e 27 de Maio de 2014 (segunda e terça)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)
* Investimento: R$ 80,00 (Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições - Válido apenas para inscrições por depósito bancário).
* Material: Apostila e Certificado de participação

* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

* Realização:
Cena UM - Produtora Cultural

* Patrocínio:

* Apoio:

* Parceria:



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:


1) Preencha e envie o formulário abaixo.

2) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do "PagSeguro".

3) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário