domingo, 6 de abril de 2014

Cena UM completa 5 anos




No dia 9 de abril de 2014, a produtora cultural Cena UM completa 5 anos. Criada em 2009, a produtora se especializou na realização de cursos livres de cinema. Ao longo deste período a Cena UM já realizou mais de 60 cursos, pelos quais já passaram mais de 1.500 participantes. A atividade básica da produtora consiste em cursos e oficinas que tem como tema a obra de cineastas como Alfred Hitchcock; Stanley Kubrick; Pedro Almodóvar; François Truffaut; Luis Buñuel; Michelangelo Antonioni; Quentin Tarantino e Woody Allen, entre outros tantos. Movimentos cinematográficos como a Nouvelle Vague; Neorrealismo Italiano e Expressionismo Alemão também já foram objeto de estudo e análise nos cursos oferecidos. Além destes temas, já consolidados na história do cinema, a produtora também já promoveu cursos com temas atuais como James Bond; Marilyn Monroe; Super-Herois Marvel e Slasher Movies.


Em atendimento à variedade de interesses dos cinéfilos, a Cena UM não tem preconceito quanto à temática dos cursos. Na programação de atividades da produtora convivem em harmonia temas do chamado cinema clássico, com assuntos de apelo mais pop e comercial. Outro aspecto a destacar é que não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar os cursos da produtora. Basta gostar de cinema e ter desejo de conhecer mais sobre a sétima arte.

A variedade e a diversidade dos temas dos cursos oferecidos pela Cena UM tem sido um dos fatores que mais atraem estudantes de cinema para as atividades da produtora, pois tais temas dificilmente fazem parte dos currículos das faculdades e cursos técnicos de Cinema disponíveis no Rio Grande do Sul. Outro fator de destaque é o quadro de professores ministrantes dos cursos. O time de professores, vindos de fora do Rio Grande do Sul, é formado por profissionais como Marcelo Janot (RJ); Carlos Primati (SP); José Carlos Avellar (RJ); Rodrigo Fonseca (RJ); Ana Maria Bahiana (Los Angeles / EUA); Mauro Baptista Vedia (SP); Sérgio Rizzo (SP); Rafael Ciccarini (MG); Mário Alves Coutinho (MG); Franthiesco Ballerini (SP); Rodrigo Carreiro (PE) e Roberto Sadovski (RJ), entre outros, além de talentos locais como Leonardo Bomfim; Roger Bundt; Sheron Neves; Rosângela Fachel; Robledo Milani; César Almeida; Josmar Reyes; Rafael Valles; Felipe M. Guerra e Tânia Cardoso.

O primeiro projeto-piloto da produtora aconteceu em outubro de 2008. Foi o curso "Como Ver um Filme", ministrado pela jornalista e escritora Ana Maria Bahiana. Naquela época ainda não havia o nome "Cena UM". Tudo começou de fato a partir daquele curso. O êxito e a plena aceitação da atividade revelou que havia uma demanda para cursos livre de cinema. Então, passados alguns meses, nascia oficialmente a Cena UM. Hoje, é com muita satisfação que Cena UM proporciona mais uma edição do curso "Como ver um Filme", que foi a semente deste projeto que completa cinco anos de existência.

Com sua atuação restrita à cidade de Porto Alegre, a Cena UM está planejando suas primeiras atividades fora da capital. O destino inicial é o interior do estado, onde existe uma forte demanda e interesse já demonstrado em diversas oportunidades, tendo em vista que é frequente a participação de alunos vindos de outras cidades do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário