quarta-feira, 13 de junho de 2012

Surrealismo de Buñuel



Apresentação
Nascido exatamente no início do século XX (em 1900), falecido quase no seu final (em 1983) o espanhol (aragonês) Luis Buñuel é um daqueles autores seminais de uma época, aquele cineasta que, ao compor sua obra, ao mesmo tempo explicou e deu a entender o seu século.
Em 1929, dirigiu Um Cão Andaluz, roteiro dele próprio e de Salvador Dali. Em 1930, realizou A Idade do Ouro, filme imediatamente proibido e perseguido pela extrema direita francesa. Até o final da sua vida, realizou mais trinta filmes, sempre chocando e escandalizando a maioria do público de cinema, mas ao mesmo tempo ganhando o respeito e a admiração daqueles para os quais o conhecimento do homem e de sua condição é o mais importante. Filmes como O Charme Discreto da Burguesia; Bela da Tarde; Nazarin; O Anjo Exterminador; O Estranho Caminho de Santiago; O Fantasma da Liberdade e Este Obscuro Objeto do Desejo são obras fundamentais para a compreensão da nossa época.



Objetivos
O curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, ministrado por Mário Alves Coutinho, vai tratar de toda a obra cinematográfica do realizador, mostrando que este autor surrealista espanhol, longe de ser um intelectual sério e incompreensível, é um dos grandes autores cômicos do século 20. Em A Bela da Tarde; O Charme Discreto da Burguesia; O Fantasma da Liberdade; Este Obscuro Objeto do Desejo; O Estranho Caminho de Santiago; O Alucinado, em todos estes filmes, e em quase toda sua obra, a ironia de Luis Buñuel não perdoa nenhuma classe social, nenhuma crença. Ao mesmo tempo, o curso pretende mostrar a ligação de Buñuel com vários autores e obras: Marx, Freud, o Marquês de Sade e Arthur Rimbaud. A imaginação buñueliana, e seus filmes, serão cotejados durante as aulas.
* Não é necessário nenhum pré-requisito para participar desta atividade.



Conteúdo programático
Aula 1
a) Exibição do filme A Idade do Ouro (17 min);
b) Buñuel, suas obsessões, suas imagens, seus filmes;
c) Buñuel e o surrealismo;
d) A imaginação buñueliana.

Aula 2
a) Exibição completa de Las Hurdes (30 min);
b) A hipnose cinematográfica segundo Luis Buñuel;
c) O humor, a ironia e a comédia na obra de Luis Buñuel;
d) Buñuel e Freud; Buñuel e Marx; Buñuel e o Marquês de Sade; Buñuel e a revolução.

*Durante as aulas serão exibidos ensaios cinematográficos curtos, de autoria do professor, sobre Buñuel e aspectos da sua obra.


Ministrante
Mário Alves Coutinho
Escritor e tradutor. Autor do livro “Escrever com a câmera, a literatura cinematográfica de Jean-Luc Godard” e tradutor de “Tudo que vive é Sagrado” (poesias de William Blake e David Herbert Lawrence); “Canções da inocência e da experiência” (poesia de William Blake) e “O livro luminoso da vida” (seleção de ensaios literários de David Herbert Lawrence). Roteirista cinematográfico, autor dos roteiros de Idolatrada (longa-metragem) e dos curtas João Rosa e O Horizonte de JK. Realiza ensaios vídeo-cinematográficos sobre filmes, diretores e temas para o programa Cine Magazine da TV Minas (Educativa). Crítico e ensaísta, escreveu na Folha de São Paulo; Jornal da Tarde (São Paulo); Filme e Cultura; Suplemento Literário de Minas Gerais; Estado de Minas; Hoje em Dia; O Tempo. Doutor em literatura comparada pela Faculdade de Letras da UFMG. Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação Social da UFMG, tendo traduzido e escrito sobre o teórico do cinema André Bazin. Já ministrou o curso “Poesia e Ensaio na Obra de Jean-Luc Godard” pela Cena UM.


Curso “O Cinema Surrealista de Luis Buñuel”
de Mário Alves Coutinho
Data: 30/Junho e 1º/Julho (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30h
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, nº 959 – Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377

Realização:
Cena UM

Patrocínio:

Apoio:



PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO.
Atenção:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ. Para qualquer dúvida entre em contato: (51) 9101-9377.
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.
c) Selecione a forma de pagamento antes de enviar o formulário.
d) Após o envio do formulário aguarde e-mail de retorno da Cena UM confirmando a inscrição.

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário