segunda-feira, 28 de maio de 2012

Inscrições abertas


Apresentação
O curso “História do Cinema Brasileiro, ministrado por Franthiesco Ballerini, fará uma revisão histórica dos quase 115 anos do Cinema Nacional, de modo que o aluno tenha uma visão história completa e possa entender porque produzimos e dirigimos os filmes da maneira que fazemos hoje. Iniciando pelos Ciclos Regionais do cinema mudo, o curso vai destacar os grandes filmes e cineastas da primeira metade do século 20.


Em seguida, vai mostrar as diversas tentativas de industrialização do cinema brasileiro: as chanchadas da Atlântida e as grandes produções da Vera Cruz. No eixo do chamado “cinema arte”, um mergulho especial no Cinema Novo, com todas as suas características, propostas estéticas, grandes filmes, prêmios e diretores.


O próximo passo é conhecer as propostas do Cinema Marginal (Boca do Lixo) e seu legado, passando pela Embrafilme e as grandes bilheterias históricas do cinema brasileiro. Na última parte do curso será estudada a Retomada do Cinema Nacional, iniciada em 1995; as leis; problemas de exibição, distribuição e a nova face e os desafios do Cinema Brasileiro neste novo século. Trechos de grandes clássicos do passado e do presente serão exibidos e analisados junto com os alunos.


Objetivos
Destinado a alunos, profissionais e interessados em geral, o curso pretende apresentar a História do Cinema Brasileiro e treinar o olhar do participante para entender a contribuição estética e técnica na arte cinematográfica mundial, bem como a evolução dos roteiros, fotografia, direção de arte, exibição, distribuição, e os cenários do “cinema de arte” e o “cinema comercial” brasileiros na atualidade.

Ministrante
FRANTHIESCO BALLERINI
Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou durante oito anos nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, onde escreveu na área de Cultura e foi editor do caderno Divirta-se. Nos últimos cinco anos, exerceu função de repórter e crítico de cinema. Fez reportagens como correspondente internacional em Los Angeles (EUA); Mumbai (Índia); Toronto (Canadá) e Cidade do México (México). Foi colunista cultural da Rádio Eldorado durante três anos, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo; Quem; Contigo! e FlashNews. É autor dos livros Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009, Ed. Summus) e Cinema Brasileiro no Século 21 (2012, Ed. Summus), lançado recentemente e considerado por muitos grandes nomes do mercado (Fernando Meirelles, Diller Trindade, Caio Gullane), como um dos livros mais completos sobre Cinema Brasileiro atualmente no mercado. Atualmente é crítico de cinema do jornal O Vale e da TV Gazeta, além de professor e coordenador da Academia Internacional de Cinema, em São Paulo. Já ministrou o curso “Nouvelle Vague – História, Linguagem e Estética” para a Cena UM.



Curso "HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO"

Data: 16 e 17 de junho (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30h
Local: CineBancários (Rua Gen. Câmara, nº 424 – P. Alegre / RS)
Investimento:  R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições / ESGOTADO)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377

Realização:
Cena UM

Patrocínio:



PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO.

Atenção:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ. Para qualquer dúvida entre em contato: (51) 9101-9377.
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.
c) Selecione a forma de pagamento antes de enviar o formulário.
d) Após o envio do formulário aguarde e-mail de retorno da Cena UM confirmando a inscrição.

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário