quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gênio da Tetralogia



APRESENTAÇÃO

No início dos anos 1960 o diretor italiano Michelangelo Antonioni provocou perplexidade nos festivais de cinema com uma série de 4 filmes: A Aventura (1960), A Noite (1961), O Eclipse (1962) e O Deserto Vermelho (seu primeiro colorido de 1964). O estranhamento deve-se ao fato de Antonioni ter subvertido as convenções de estética e narrativa da época, chegando a explorar elementos psicológicos não apenas dos personagens, mas também do espectador e o desejo de ver e compreender. Este conjunto coeso de filmes marcou a história do cinema moderno e contemporâneo, tornando-se célebre como a “Tetralogia Existencial”.


Antonioni – A Tetralogia & Influências
O mestre italiano Michelangelo Antonioni (1912 – 2007) é considerado um dos precursores do Neorrealismo italiano, ao lado de Rossellini, Visconti e Fellini. Na direção, sua obra estende-se por mais de 5 décadas e compreende 37 títulos. Revoluciona a linguagem cinematográfica com a “Tetralogia Existencial”, contando com a participação nos roteiros do poeta e escritor Tonino Guerra (“Amarcord” de Fellini e “Nostalgia” de Tarkovski), e de uma equipe estável de colaboradores na edição, música e fotografia. O elenco estelar inclui Jeanne Moreau, Marcello Mastroianni e Alain Delon, além de Monica Vitti, a musa e protagonista de Antonioni na época. Suas influências estão presentes desde os anos 60, na Nouvelle Vague e no Cinema Novo Brasileiro, e em filmografias tão distintas como as de Wim Wenders, Bernardo Bertolucci, Theo Angelopolous, Jim Jarmusch e Wong kar Wai.


OBJETIVO

Desenvolver a apreciação sensível da “Tetralogia Existencial” de Antonioni sob uma perspectiva, tanto estética quanto psicológica. As aulas visam também apresentar dados sobre a biografia, filmografia e o universo criativo do diretor, destacando seus temas recorrentes e características essenciais, presentes na Tetralogia.



METODOLOGIA

Aulas expositivas com exibição e análise de trechos da Tetralogia Existencial, acompanhados de comentários e discussão em grupo.


FILMES ANALISADOS

A Aventura (1960) / A Noite (1961) / O Eclipse (1962) / O Deserto Vermelho (1964)



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1
- Introdução à vida e obra de Michelangelo Antonioni. Análise estética e psicológica dos filmes “A Aventura” e “A Noite”.

Aula 2
- Apresentação do elenco e equipe de colaboradores da Tetralogia. Análise estética e psicológica dos filmes “O Eclipse” e “O Deserto Vermelho”.


Ministrante
Henrique Marcusso
Pesquisador e professor de cinema italiano e sueco. Criador do curso “Psicocine – A Psicologia do Cinema”, ministrado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Faculdade de Filosofia do Mosteiro São Bento entre 2000 e 2008. Único participante latino-americano do International Ingmar Bergman Symposium, promovido pela Ingmar Bergman Foundation e pela Universidade de Estocolmo, na Suécia em 2005. Tem participado de palestras e debates em diversas instituições, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu de Arte Moderna (MAM), Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Cinemateca Brasileira. Desde 2003, coordena e apresenta o Cineclube do Esporte Clube Pinheiros, com debate e exibição em 35 mm. Atualmente, oferece curso anual sobre a história do cinema em seu espaço cultural.


Curso “MICHELANGELO ANTONIONI EM 4 ATOS” - de Henrique Marcusso

Datas: 19 e 20 de maio
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua Andradas, 959 – P. Alegre)
Investimento: R$ 60,00 (valor promocional de R$ 50,00 para os primeiros 10 inscritos / ESGOTADO)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377

Realização:
Cena UM

Patrocínio:

Apoio:

Para fazer sua inscrição preencha o formulário abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário