sexta-feira, 11 de maio de 2012

Gêneros cinematográficos



Apresentação

Quando começamos a compreender melhor a linguagem do cinema, nossa apreciação do que se passa na tela - e dentro da nossa cabeça - se aprofunda e enriquece.

O passo seguinte à “Introdução à Apreciação Cinematográfica” é entender como mais de um século de cinema levou à elaboração de estilos distintos de compartilhar a narrativa com o público. Com elementos emprestados do teatro, da crítica literária e - como tudo na Sétima Arte - da prática, da improvisação e do acidente, os filmes igualmente obedecem e desobedecem a uma série de convenções estilísticas que vieram a se chamar “gêneros”.


Nesta jornada descobriremos quais são os principais gêneros cinematográficos, quais são seus temas, premissas e recursos narrativos e como, ao longo das décadas, eles foram definidos, transformados, desconstruídos, e reconstruídos. Como sempre, clipes comentados complementarão os encontros.


O curso COMO VER UM FILME 2 – OS GÊNEROS, ministrado por Ana Maria Bahiana, amplia o olhar e avança nas possibilidades de entendimento da forma e conteúdo dos filmes. O curso é um mergulho no universo fílmico e todo o processo criativo (e industrial) de sua elaboração, propondo uma análise de estilos, formas e propostas a partir dos gêneros cinematográficos e suas definições.



Conteúdo programático

  • Abraçando o clichê: O que são gêneros cinematográficos. Como se criou o “gênero” no cinema. Diferentes classificações do gênero: por ambiente, narrativa, estilo. Subgêneros e gêneros híbridos. Construção e desconstrução da linguagem do gênero.
  • Drama. Definições, temas e premissas. Principais subgêneros: épico, histórico, dramédia, melodrama, romance dramático, tragédia.
  • Comédia. Definições, temas e premissas. Principais subgêneros: comédia romântica, sátira, comédia screwball, comédia rasgada (besteirol), black comedy.
  • Ação e Aventura. Definições, temas e premissas. Subgêneros: ação pura, ação épica, policial, fantasia, artes marciais, noir.
  • Ficção Científica. Definições, temas e premissas. Como a sci fi se mistura com praticamente todos os gêneros cinematográficos para falar sobre nossos medos, ansiedades e desejos.
  • Thriller Definições, temas e premissas. Por que o thriller é o gênero que nos atinge mais profundamente.



Ministrante
Ana Maria Bahiana

Jornalista e escritora, com uma carreira que cobre três décadas de reportagem e comentário de cultura no Brasil e no exterior, em imprensa, rádio, televisão e internet. Moradora de Los Angeles desde 1987 e integrante da Hollywood Foreign Press Association (que dá os Globos de Ouro) desde 1989, atualmente cobre cinema e entretenimento para a UOL com o blog “Hollywoodianas”, sucesso do portal.

Ana Maria escreveu para, entre outros, Jornal do Brasil, O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Opinião e Rolling Stone, no Brasil; New York Times Syndicate, Escape e Beat, nos Estados Unidos; Le Film Français na França; Follow Me, HQ e Cinema Papers na Austrália. De 1992 a 1995 Ana Maria foi a chefe do escritório de Los Angeles da revista inglesa Screen International, e, de 1996 a 2002, representante, produtora, e correspondente da rede Telecine e da Rede Globo em Los Angeles.

Como autora, em 2006 ela lançou Almanaque dos Anos 70 (Ediouro, 2006) um dos maiores best sellers do ano. É autora do argumento e co-roteirista e co-produtora do filme 1972, lançado em novembro de 2006 pela Buena Vista.

Fez a tradução brasileira de Como a Geração Sexo – Drogas e – Rock’n’Roll Salvou Hollywood, de Peter Biskind, sobre Hollywood nos anos 70 (Intrínseca). Atualmente está lançando o livro Como Ver um Filme (Nova Fronteira) e O Cinema Explicado aos Meus Filhos (Agir). Sua entrevista com Francis Ford Coppola sobre ‘O Poderoso Chefão III’ foi incluída em The Godfather Family Album, obra da Editora Taschen, lançada em dezembro de 2008.



Curso COMO VER UM FILME 2 – OS GÊNEROS – de Ana Maria Bahiana

Data: 26 e 27 de maio (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30h
Local: CineBancários (Rua Gen. Câmara, nº 424 – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 90,00 (valor promocional de R$ 80,00 para as primeiras 30 inscrições / ESGOTADO)
Material: Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377

Realização:
Cena UM

Apoio:


Patrocínio:

Parceiros de divulgação:


Para fazer sua inscrição preencha o formulário abaixo ou acesse www.comoverumfilme2.tangu.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário