domingo, 1 de abril de 2012

Programação do curso

Apresentação

O Cinema Japonês foi revelado para o mundo ocidental no início dos anos 50, quando as realizações do mestre Akira Kurosawa encantaram as plateias dos mais importantes festivais do mundo (Cannes, Veneza e outros). No entanto, a arte cinematográfica no Japão não iniciava naquele período fértil. Pelo contrário, a indústria do cinema japonês já estava organizada e produtiva desde o início do século 20. Após a 2ª Guerra Mundial o cinema no Japão viveu um período de dificuldades, mas logo se recuperou, construindo uma cinematografia importante e influente em todo o mundo.

O curso Cinema Japonês - Do Clássico ao Contemporâneo, ministrado por Francis Vogner dos Reis, fará um panorama da rica tradição cinematográfica japonesa; seus períodos; seus aspectos fundamentais; seus principais cineastas e as particularidades formais do seu classicismo e de sua modernidade.



As aulas abordarão os principais aspectos de estilo e linguagem do cinema japonês por meio de dez dos mais importantes cineastas da história do Japão: Yazujiro Ozu; Kenji Mizoguchi; Akira Kurosawa (do "Cinema Clássico"); Nagisa Oshima; Shôhei Imamura; Seijun Suzuki; Kiju Yoshida (da "Nouvelle Vague Japonesa"); Naomi Kawase; Takeshi Kitano e Kioshi Kurosawa (do "Cinema Contemporâneo").

Serão exibidos trechos selecionados de filmes com análise das particularidades estilísticas dos cineastas. Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar o curso.


Objetivo

Oferecer um panorama de todo o Cinema Japonês, buscando entender seu peso e sua influência na História do Cinema Mundial e sua relação com a própria História do Japão do pós-guerra (momento em que a produção japonesa se multiplica).
Buscar traçar esse painel é também vislumbrar o modo como a cinematografia japonesa influenciou o cinema moderno ocidental e também levar o público a conhecer grandes obras que influenciaram cineastas como Quentin Tarantino; Walter Hugo Khouri; Paul Schrader; Martin Scorsese; Claire Denis e Francis Ford Coppola.


Programação das aulas

Aula 1 (14 de abril)

Cinema Clássico
  • Yazujiro Ozu e seu olhar zen contemplativo para o cotidiano
  • Kenji Mizuguchi e suas operetas trágicas
  • Akira Kurosawa e seu diálogo com a tradição dramática do ocidente
Nouvelle Vague Japonesa (1)
  • Nagisa Oshima e sua iconoclastia estética e o escândalo moral
  • Shôhei Imamura e sua estética do choque e da maldade


Aula 2 (15 de abril)

Nouvelle Vague Japonesa (2)
  • Seijun Suzuki e a radicalidade pulp de seus filmes
  • Kiju Yoshida e o romanesco
Cinema Japonês contemporâneo
  • Naomi Kawase e o tabu da morte
  • Takeshi Kitano entre a violência e a ternura
  • Kioshi Kurosawa e o grande cinema de horror japonês

Ministrante

Francis Vogner dos Reis
Pesquisador, professor e crítico de cinema. Já colaborou para as revistas Filme Cultura; Teorema; Miradas del Cine (Cuba); La Furia Umana (Itália); Cahiers du Cinéma España (atual Caiman Cuadernos de Cine); Foco Revista de Cinema e escreveu por cinco anos para a revista Cinética. É também curador da mostras de cinema, como o "Cine Ouro Preto" e "Mostra de Tiradentes". É roteirista do longa-metragem Carisma Imbecil, novo filme de Sérgio Bianchi.



Curso CINEMA JAPONÊS - DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Datas: 14 e 15 de abril (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - P. Alegre)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições / ESGOTADO)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Boleto / Cartão de crédito (via PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com  /  Fone: (51) 9101-9377

Realização
Cena UM

Apoio


PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO

Importante
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ;
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema;
c) Após enviar o formulário você receberá instruções para efetuar o pagamento. Siga as instruções e finalize o processo de inscrição.

 

 

 

 

 

 

 

 



Um comentário: