terça-feira, 20 de março de 2012

Inscrições abertas



Apresentação

O Cinema Japonês foi revelado para o mundo ocidental no início dos anos 50, quando as realizações do mestre Akira Kurosawa encantaram as plateias dos mais importantes festivais do mundo (Cannes, Veneza e outros). No entanto, a arte cinematográfica do Japão não iniciava naquele período fértil. Pelo contrário, a indústria do cinema japonês já estava organizada e produtiva desde o início do século 20. Após a 2ª Guerra Mundial o cinema no Japão viveu um período de dificuldades, mas logo se recuperou, construindo uma cinematografia importante e influente em todo o mundo.

O curso Cinema Japonês - Do Clássico ao Contemporâneo, ministrado por Francis Vogner dos Reis, fará um panorama da rica tradição cinematográfica japonesa; seus períodos; seus aspectos fundamentais; seus principais cineastas e as particularidades formais do seu classicismo e de sua modernidade. O curso dividirá a História do Cinema Japonês em três períodos: Cinema Japonês Clássico; Nouvelle Vague Japonesa e Cinema Japonês Contemporâneo.



Objetivo

Oferecer um panorama de todo o Cinema Japonês, buscando entender seu peso e sua influência na História do Cinema Mundial e sua relação com a própria História do Japão do pós-guerra (momento em que a produção japonesa se multiplica).
Buscar traçar esse painel é também vislumbrar o modo como a cinematografia japonesa influenciou o cinema moderno ocidental e também levar o público a conhecer grandes obras que influenciaram cineastas como Quentin Tarantino; Walter Hugo Khouri; Paul Schrader; Martin Scorsese; Claire Denis e Francis Ford Coppola, e que podem até ser muito faladas, mas são pouco assistidas.


Ministrante
Francis Vogner dos Reis
Pesquisador, professor e crítico de Cinema. Já colaborou para as revistas Filme Cultura; Teorema; Mirada del Cine (Cuba); La Furia Umana (Itália); Cahiers du Cinéma España (atual Caiman Cuadernos de Cine); Foco Revista de Cinema, e escreveu por cinco anos para a revista Cinética. É também curador de mostras de cinema, como o Cine Ouro Preto e a Mostra de Tiradentes. É roteirista de Carisma Imbecil, novo longa-metragem de Sérgio Bianchi.


Curso “Cinema Japonês – Do Clássico ao Contemporâneo”

Datas: 14 e 15 de abril (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - P. Alegre)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições / ESGOTADO)
Formas de pagamento: Depósito bancário / boleto / cartão de crédito (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377

Realização: Cena UM Produtora Cultural
Apoio: Santander Cultural / E O Vídeo Levou / Mundo Cult / Papo de Cinema / Cult News

Para fazer sua inscrição preencha o formulário:

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário