terça-feira, 16 de agosto de 2011

Godard: "Tudo é Cinema"


JEAN-LUC GODARD é um dos mais conhecidos cineastas do século 20; como ainda não morreu – fará 81 anos em dezembro deste ano – sua obra, pode-se dizer, ainda é um contínuo work in progress (trabalho em progresso): invenção, questionamentos e novidades quase que a cada filme. Quando achamos que já o entendemos, o definimos e o enquadramos uma vez por todas, ele faz algo absolutamente novo, que nos obriga, por nossa vez, a repensar toda sua obra numa nova chave.

Sua obra cinematográfica revolucionou a linguagem da sua arte: desde quando começou a filmar (década de 50 do século passado), até hoje. Ele inventou novas formas para se expressar, e em seus filmes, repletos de recursos cinematográficos, simultaneamente fez literatura, ensaio, poesia, história, filosofia, música, pintura, dança. Como ele mesmo afirmou várias vezes, colocou tudo em seus filmes, pois “tudo é cinema”.

O curso POESIA E ENSAIO NA OBRA DE JEAN-LUC GODARD, ministrado por Mário Alves Coutinho, focalizará a obra cinematográfica de Jean-Luc Godard, tratando de seus filmes mais importantes: Alphaville; O Desprezo; O Demônio das Onze Horas; Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela; Weekend; História(s) do Cinema; Uma Mulher Casada; O Pequeno Soldado e Elogio do Amor. Ao falar do ensaístico e do ensaio, do poético e da poesia na sua obra, o curso abordará estas características do cinema godardiano que o ligam definitivamente ao mundo moderno e a quase todas as suas preocupações essenciais: o sexo, o amor, política, a ideologia, a arte, a história e a revolução.


Curso POESIA E ENSAIO NA OBRA DE JEAN-LUC GODARD - de Mário Alves Coutinho

Data: 17 e 18 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CineBancários (Rua Gen. Câmara, nº 424 – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito / Débito on line (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação
Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377

Realização: Cena UM – Produtora Cultural

Para efetuar a inscrição preencha o formulário abaixo ou acesse www.jeanlucgodard.tangu.com.br

ATENÇÃO:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ!
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.













Nenhum comentário:

Postar um comentário