sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Stanley Kubrick" em Porto Alegre


Só uma palavra pode defini-lo: Gênio.
STANLEY KUBRICK é um dos diretores de cinema mais celebrados do século XX, considerado por muitos como o maior cineasta de todos os tempos. Autor de filmes polêmicos, inicialmente incompreendidos pela crítica, Kubrick construiu uma filmografia notável e bem sucedida com clássicos mundialmente consagrados. Visionário, criativo e perfeccionista, o cineasta sempre esteve à frente de seu tempo.

Mestre criador de obras-primas como 2001 – Uma Odisséia no Espaço; Laranja Mecânica e O Iluminado, o diretor construiu uma das filmografias mais consistentes e influentes da história do cinema mundial. Reverenciado por outros cineastas, prestigiado pela crítica e admirado pelo público, o realizador é tema do curso AS OBRAS-PRIMAS DE STANLEY KUBRICK, ministrado pelo jornalista, professor e crítico de cinema Sérgio Rizzo.


APRESENTAÇÃO DO CURSO

EMENTA
Análise panorâmica da obra do cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999), cuja carreira representa um dos capítulos mais importantes do cinema moderno.

OBJETIVOS
Examinar as características mais significativas dos filmes de Stanley Kubrick no contexto da produção cinematográfica ocidental do pós-guerra e da cinematografia industrial norte-americana em especial.


PROGRAMA

Aula 1
A iniciação profissional como fotojornalista, ainda na adolescência, e o aprendizado como diretor de cinema, nos anos 1950 (A Morte Passou por Perto, O Grande Golpe e Glória Feita de Sangue).
A experiência elucidativa como diretor contratado de uma superprodução em Hollywood (Spartacus) e os primeiros projetos pessoais e controvertidos (Lolita e Doutor Fantástico).

Aula 2
As grandes distopias (2001 - Uma Odisséia no Espaço e Laranja Mecânica) e a recriação histórica como espetáculo intimista (Barry Lyndon). Os longos hiatos da fase final da carreira (O Iluminado, Nascido para Matar e De Olhos Bem Fechados).


METODOLOGIA
Aulas expositivas com exibição de trechos selecionados de filmes.

MINISTRANTE
Sérgio Rizzo é jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutorando em “Meios e Processos Audiovisuais” pela Universidade de São Paulo. Professor nos cursos de “Jornalismo” e “Letras” da Universidade Presbiteriana Mackenzie; dos cursos de especialização em “Crítica Cinematográfica” e “Jornalismo Cultural” da FAAP; do curso técnico de “Direção” da Academia Internacional de Cinema e da Casa do Saber.


Curso AS OBRAS-PRIMAS DE STANLEY KUBRICK

Datas: 11 e 12 de junho
Horário: das 9h às 12h
Local: CineBancários (Rua General Câmara, nº 424 - Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 80,00
Material: Apostila e Certificado de participação
Informações: cenaum@cenaum.net ou (51) 9101-9377


VAGAS LIMITADAS!
Para fazer sua inscrição preencha o formulário:












Nenhum comentário:

Postar um comentário