domingo, 13 de março de 2011


PROPOSTA DO CURSO

O curso HISTÓRIA DO CINEMA DE HORROR vai apresentar a trajetória do horror nas telas, desde sua origem, nos primórdios do cinema mudo, até os dias de hoje. O curso abordará a constante transformação do gênero e seu papel como reflexo dos medos e angústias de diferentes épocas, passando pela Grande Depressão, as guerras mundiais, a era atômica, as decepções sócio-políticas dos anos 60 e 70, acompanhando a evolução dos efeitos visuais e dos elementos chocantes e o afrouxamento da censura. Também é traçado um panorama do cenário de horror mundial, as diferentes tendências, festivais de cinema e publicações especializadas no tema, analisando a importância da produção industrial de filmes de horror e sua imensa popularidade, sendo o gênero mais prolífico das últimas décadas.

A proposta do curso é fazer um amplo e abrangente painel de toda a história do horror no cinema, desde o expressionismo alemão; passando pelas pioneiras experiências da Universal, que “descobriu” o potencial deste gênero; seguindo pelo horror gótico inglês; as diversas versões do horror no cinema dos cinco continentes; chegando aos extremos dos atuais filmes de tortura e o horror adolescente.

Os clássicos de ontem, que continuam a apavorar as platéias, e os novos clássicos de hoje também serão abordados nas aulas do jornalista e pesquisador Carlos Primati, um especialista no tema.

O curso História do Cinema de Horror terá a duração de 10 horas / aula (4 encontros presenciais). Os participantes inscritos recebem uma apostila, um DVD promocional (trailers e trechos selecionados) e certificado de participação.



CARLOS PRIMATI
Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano. Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz).

Criou e editou a revista Cine Monstro, e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror. Colaborador de publicações como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Bizz, Set, General, Herói, Conecta, Dark Side, DVD Total, Showtime, Mundo Estranho, Flashback, Monet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).


Curso HISTÓRIA DO CINEMA DE HORROR
Datas: 29, 30 e 31/março e 1º/abril
Horário: das 19h às 21h30
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua Andradas, 959 – P. Alegre)

Investimento: R$ 100,00
Material: Apostila, Certificado de participação e DVD promocional (trailers)
Informações e inscrições: cenaum@cenaum.net ou (51) 9101-9377


VAGAS LIMITADAS
Para fazer a inscrição CLIQUE AQUI

Patrocínio: Sapere Aude! Livros
Apoio cultural: Site da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário