segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Woody Allen" - Inscrições abertas


Comediante, ator, diretor, roteirista e músico, Woody Allen é recordista de indicações ao Oscar de Melhor Roteiro (são 14 no total). O Allen cineasta é mestre em transportar para celulóide os mais singelos e emocionantes sentimentos presentes nos relacionamentos humanos, sempre com extrema competência. Ainda assim, consegue ser um dos comediantes mais extraordinários ainda atuantes, devido ao senso de humor inteligente, ácido e irônico presente em toda sua filmografia.

Para um cineasta que se coloca e se expõe tanto em sua obra, quando é o momento de criar um filme em que não aparece? Quando contar uma história em que você próprio, já um ícone, uma persona preestabelecida no imaginário de qualquer plateia, não é relevante? Como Allen toma essas decisões e por quê? Quais são os padrões (se é que existem) de suas histórias que não têm sua presença?

O curso “WOODY ALLEN – FORA DE QUADRO”, ministrado pelo crítico José Carlos Avellar vai tratar de todas estas questões relacionadas ao cineasta que filma comédias pontuadas por inteligência, filosofia, sarcasmo e um incondicional amor por Nova York.


“HOLLYWOODY”
O cinema de Woody Allen se expressa através da imagem que resulta desta brincadeira simples, desta montagem, fusão ou jogo de palavras: Hollywood + Woody Allen. Mais ou menos à margem do cinema industrial dos Estados Unidos tal como produzido em Hollywood, o cineasta foi buscar no cinema europeu alguns pontos de referência para a criação de uma narrativa e de sistema de produção próprio. O objetivo do curso é analisar como Woody Allen inventou uma outra Hollywood só para ele.


CONTEÚDOS

Encontro 1: Woody e seus duplos
Primeiro ele inventou um personagem. Depois, outros iguais a ele ou pelo menos da mesma família de deslocados sonhadores, sensíveis, inventivos, mas incapazes de se adaptar ao mundo competitivo e povoado de vencedores que existe em volta deles. E finalmente, inventou histórias para contar estes personagens e logo um modo de narrar em que a câmera se comporta como se fosse conduzida por um destes personagens. O cinema de Woody Allen talvez tenha realizado uma operação inversa à de Zelig, personagem que altera sua figura para adaptar-se ao cenário ou fragmento de história em que se encontra: cenário, história, narrador, tudo se ajeita ao personagem.

Encontro 2: O mundo irreal de Woody
Com frequência repete-se nos filmes de Allen uma ameaça a qualquer personagem momentaneamente feliz da vida: você ainda vai cair no mundo real. Aqui e ali o encanto frágil, mas capaz de dar uma nova razão de viver, aparece num filme, num gesto de um comediante, numa melodia que o personagem descobre mais ou menos ao acaso. Quer nas comédias quer nos dramas repletos de ironia, o encanto de viver resulta de um periódico refúgio que protege seus personagens do mundo real, menos como uma fuga e mais como um reforço necessário para retornar ao mundo real.

* Os dois encontros serão ilustrados com fragmentos de filmes de Woody Allen ao lado de outros de cineastas europeus como Ingmar Bergman, Wim Wenders e Alexander Kluge.

José Carlos Avellar
Crítico de cinema, com trabalhos em obras coletivas como: “Cine Documental en América Latina”; “Os Anos 70, Ainda Sob a Tempestade” e “Hacer Cine”. É autor, entre outros, de “O Chão da Palavra, Cinema e Literatura”; “A Ponte Clandestina” e “O Cinema Dilacerado”. Curador do Festival de Cinema de Gramado. Textos de José Carlos Avellar estão publicados no site: www.escrevercinema.com



Curso “WOODY ALLEN – Fora de Quadro” – de José Carlos Avellar
Datas: Dias 9 e 10 de outubro de 2010
Horário: Das 9h30 às 12h
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Andradas, 959 – P. Alegre – RS)

Investimento: R$ 95,00
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377

Para fazer sua inscrição CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário